quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

                                                          

                                                     
 Pintei o cenário
 e coloquei no prumo;
 varri a plateia,
 arrumei os bastidores.
 No camarim, frutas e champanha:
eu seria a personagem principal.
Depois repassei minhas falas,
provei minhas fantasias,
e me pus a chorar:
numa escada invertida,
nem em cima
nem embaixo,
passavam estranhas figuras,
grandes demais para mim.

( Eu andava pelo palco, sem sapatos nem rumo.)

Alguém me chama, bem atrás na plateia:
um aceno, uma voz sumida
parece dizer meu Nome.
* É alguém de óculos, pois as lentes refletem a luz do teto.*
Posso responder?
Devo acenar de volta?
Atrás de mim
alguém veste os bonecos da VIDA
e as estátuas da MORTE.
Euforia e Medo,
é com eles q vou contracenar
( ou é comigo mesma?).

( Por cima do nariz de palhaço ajeito meus óculos para ver melhor)

O cenário é uma casa,
cabana ou um castelo.
Alguns manequins de plástico são os atores:
Soldados, reis, servos e príncipes
 E alguém q já MORREU.
Portas abrem ou fecham num longo corredor,
para eu inventar os objetos e falas.

Posso mudar tudo:
criar árvores no mar,
pássaros e trilhas
que se entrecruzam
incomunicáveis.

Viver é todos os dias partejar a vida.
( Ela nasce com cabeça grande demais, muitos braços
- ás vezes sem pernas.)
Dar à luz dói.
Faço isso todos os dias,
exposto como num palco:
aquele bonequinho 
sou eu
num mundo q vou montando.

Mas nem tudo me assusta,
nem tudo me prende:
posso abrir algumas portas,
posso fechar outras, 
posso escolher o sexo
e a cor dos olhos de cada um.

Postei-me na beira do palco:
terminada a última fala,
o gesto final concluído.
Dobro-me em dois para agradecer,
pois me aplaudem:
pareço uma criança pronta para entrar

( Em uma casa nova )

Se eu erguer o rosto e abrir os olhos,
se pedir papel e caneta
ou meu computador,
poderei reescrever tudo ou parte do q fiz.
Pois cada sopro de voz aqui
e cada gesto que se desenha
reverberam por todos os quartos 
que se expandem
e corredores que se desenrolam,
na renovação do SONHO
e completude do círculo.

Para o sempre do sempre Amém....


                                              ( Costumo chama-la de A PEQUENA NOTÁVEL....."Lya Luft" )
                                                * Os dias por aqui andam frios.....*

3 comentários:

  1. Pergunta recorrente para mim. Onde está quem poderia estar aqui por perto, mas que habita o deserto do não estar?
    Te amo muito, minha linda irmã!!!

    Karol..

    *A saudade tem deixado os dias cinzas.*

    ResponderExcluir
  2. Venho de um lugar onde gatos sorriem como a lua
    Flores são pintadas da cor que você quiser e, embora
    não se saiba para onde ir, sempre se quer saber a direção.
    Sonhar é necessário.
    Imaginar é importante...

    Existe ainda motivo para se crer que uma rosa é diferente de outras quinhentas naquele jardim.
    Que mover o banquinho alguns centímetros pro lado possibilita ver o por do sol de novo e onde não nomear as estrelas faz você querer observar todas elas sem distinção.... E onde Cativar tem o mesmo significado que o Amor.

    "Ora (Direis) Ouvir estrelas...."

    - La lune représente notre distance, parce que elle est pareil partout. Et les étoiles sont l’amour parce que de près, elles sont plus grandes que la lune. Je t’aime!!!

    Estamos distantes, eu sei...Mas veja...o céu está lindo...

    Beijos....


    ResponderExcluir
  3. Em seu lugar ficou uma saudade que simplesmente não passa... não passa!
    Continuo a escrever e apagar as palavras que gostava de te dizer mas não posso. Tenho vontade de queimar as cartas que escrevo em pensamento na esperança que o vento as leve até ti.

    Um brinde a tudo isso ...!

    ResponderExcluir

...incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhecimento da espécie de ausência que tinha de si mesma. Se fosse criatura que se exprime diria: O mundo é fora de mim, eu sou fora do mundo. - A Hora da Estrela de Clarice Lispector-

* Por favor... Se utilizar a opção de postagem "anônima" não siga ao pé da letra...Deixe seu nome..:)
Obrigada!!!